Mostrando postagens com marcador carnaval. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador carnaval. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de abril de 2017

Aula 4 - 5ºs anos (UME Santista)

             Dando sequência à aula anterior, devolvi os desenhos feitos pelos alunos e reproduzimos no rosto de cada com a tinta para a pele (a mesma usada com as turminhas do Anglo) sua própria Arte. Foi divertido e eles ficaram encantados com essa experiência!







Aula 3 - 5ºs anos (UME Santista)

Bem parecido com as aulas 3 do 3º ao 5º ano do Anglo, com meus alunos do Santista eu aproveitei também o tema do Carnaval para introduzir o assunto das máscaras.
Iniciei desenhando o símbolo do Teatro (máscaras da comédia e da tragédia) e questionando se aquele era o símbolo do Teatro ou do Carnaval. As opiniões ficaram divididas e duvidosas, então eu expliquei pra eles a história do surgimento no Teatro da Grécia no séc X a.C., o fato de somente os homens interpretarem e a necessidade das máscaras diante disso. Expliquei os conceitos de tragédia e comédia, justificando o porquê de o símbolo ter as duas figuras.
Seguindo uma linha de tempo falei rapidamente de acontecimentos importantes da história do Teatro e cheguei no séc. XIV com a Commedia Dell´Arte, explicando que era uma trupe italiana que fazia um trabalho bem bacana de improviso e que utilizavam máscaras em suas encenações. Falei que os personagens a cada apresentação não mudavam, que o que mudavam eram as histórias, e que por conta disso as máscaras e os personagens se tornaram muito conhecidos do público em geral e que alguns deles até hoje nós reconhecemos, mesmo sem saber exatamente quem são. 
Desenhei alguns exemplos no quadro, como um rosto com uma lágrima, imagem familiar que remete ao Pierrô; um rosto com triângulos desenhados, o que remete ao Arlequim (que eles relacionaram à Arlequina do filme recente “Esquadrão suicida”), entre outros. Expliquei que as máscaras tentavam mostrar de alguma maneira a personalidade dos personagens e pontuei a descrição de alguns.
Entreguei 1/4 de uma folha sulfite A4 para cada aluno e pedi para que copiassem da lousa a base de um rosto bem simples. E pedi para que eles criassem ali pinturas que eles acreditassem ter a ver com suas personalidades, utilizando-se de formas simples assim como as máscaras da trupe italiana.
O resultado foi bem bacana, seguem algund registros do processo e de algumas atividades feitas:







Aula 3 – 3º a 5º anos (Anglo)


Com essas turmas, aproveitei também o tema do Carnaval para introduzir o assunto das máscaras, já que elas possuem ligação estética extremamente ligada à cultura do nosso carnaval.
Iniciei desenhando o símbolo do Teatro (máscaras da comédia e da tragédia) e questionando se aquele era o símbolo do Teatro ou do Carnaval. As opiniões ficaram divididas e duvidosas, então eu expliquei pra eles a história do surgimento no Teatro da Grécia no séc X a.C., o fato de somente os homens interpretarem e a necessidade das máscaras diante disso. Expliquei os conceitos de tragédia e comédia, justificando o porquê de o símbolo ter as duas figuras.
Seguindo uma linha de tempo falei rapidamente de acontecimentos importantes da história do Teatro e cheguei no séc. XIV com a Commedia Dell´Arte, explicando que era uma trupe italiana que fazia um trabalho bem bacana de improviso e que utilizavam máscaras em suas encenações. Falei que os personagens a cada apresentação não mudavam, que o que mudavam eram as histórias, e que por conta disso as máscaras e os personagens se tornaram muito conhecidos do público em geral e que alguns deles até hoje nós reconhecemos, mesmo sem saber exatamente quem são. 
Desenhei alguns exemplos no quadro, como um rosto com uma lágrima, imagem familiar que remete ao Pierrô; um rosto com triângulos desenhados, o que remete ao Arlequim (que eles relacionaram à Arlequina do filme recente “Esquadrão suicida”), entre outros. Expliquei que as máscaras tentavam mostrar de alguma maneira a personalidade dos personagens e pontuei a descrição de alguns.
Assim, pegamos as tintas e cada aluno desenhou no seu colega um símbolo que identificasse uma personalidade, inspirados na Commedia Dell´Arte. A experiência foi super legal, definitivamente experiências com tinta na pele são um sucesso nas aulas.


Algumas fotos, do 5º ano:







Aula 2 - Infantil (Pecompê)

             Na Pecompê trabalhei a mesma aula do Infantil do Anglo hoje, a maquiagem dos palhacinhos!
             Como na Pecompê se trata de aula extra, os pais os buscam ao final da aula e eles costumam adorar quando encontram os pequenos caracterizados ou levando pra casa elementos relacionados à aula.
             Mais fotinhos:






         

Aula 3 – Infantil e 1º ano (Anglo)

               Devido à proximidade com o Carnaval, trabalhei com eles a maquiagem artística inspirada em palhaços! Trabalhei com as tintas Color Make – próprias para a pele/antialérgicas, elas custam em torno de 10 reais o conjuntinho com 10 cores. Disponibilizei as cores e os pinceis para pequenos e os separei em duplas. (Em ambas as turmas um deles fez dupla comigo, pois estávamos em número ímpar, o que facilitou mais ainda, pois conforme eu fazia os desenhos em um os demais iam copiando).
Fizemos passo a passo, por exemplo: Eu pintava na minha dupla uma sobrancelha e após pedia que eles fizessem na sua dupla, depois passassem o pincel pra dupla fazer também. Depois, outra sobrancelha e todo o processo novamente. Depois, o nariz...E assim sucessivamente.

O resultado ficou uma graça e eles adoraram a experiência, seguem algumas fotos para vocês apreciarem: