quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Aula 1 - 1º e 2º ano (Anglo)

Olá leitores!!!

Como disse a vocês essa semana não estou na rotina de dar todas as aulas, então tirando a do Infantil que já coloquei pra vocês, foram aulas só para o 1º e 2º ano do Anglo! Elas foram bem parecidas, vou descrever aqui! Cada turma tem em torno de 25 alunos e a aula tem duração de 50 minutos.

O 2º ano praticamente inteiro é composto por alunos meus do ano passado, que, diga-se de passagem, arrasaram na apresentação de final de ano, montamos o Pequeno Príncipe e foi um sucesso. Todos decoraram os seus textos e fizeram sua parte da maneira mais graciosa possível. Segue foto dos pequenos:



  • Bom, com eles, iniciei me apresentando aos alunos novos e após esse momento deixei que cada um deles fosse à frente da turma (formato palco/plateia que eles já estavam acostumados) discursar sobre o que mais os agradou nas suas férias. No caso deles, não é uma pratica que acontece em toda aula, como nos pequenos do Infantil. Mas como se trata de um retorno às aulas cheio de ansiedade e novidade, dei esse espaço para que eles se comunicassem, sempre pontuando o volume da fala e a postura para a plateia, conforme eles já aprenderam no ano anterior.
  • Passado esse momento eu retomei o tema Teatro e pedi para que eles me falassem o que é Teatro pra eles. Vieram respostas como “Apresentação, Palco, Fantoche, Figurino, Ensaio”, tudo relacionado ao que trabalhamos no ano passado, como o esperado. Respostas soltas, porém cabíveis, o normal para a idade deles. Anotei-as na lousa, e então era a hora de conectar as informações para que eles começassem a entender o funcionamento da coisa. Sempre estimulando no diálogo que eles mesmo respondessem aquilo que eu gostaria de colocar. Chegamos assim à conclusão de que Teatro é uma maneira de contar uma história só que diferente de ler um livro, pois no Teatro cada um é um personagem daquela história e a interpreta, utilizando fantoches, figurinos, cenário, para que a história se torne mais verdadeira.
  • Então para questiona-los ainda mais, usei a história da Chapeuzinho Vermelho e perguntei como seria tira-la do livro e transforma-la em Teatro. Começou o agito sobre os personagens e chegamos a 5 nomes: Chapeuzinho, Lobo, Mamãe, Vovó e Caçador. E fui estimulando pedindo o próximo passo, que eles colocaram como “escolher quem vai ser quem”. Separei 5 alunos e trouxe a frente da sala, perguntando o que faltava agora. E eles responderam que “as falas”. Logo, os posicionei nas laterais da frente da sala, enfatizando a questão do silêncio na coxia (coisa que eles já aprenderam) e fui ao centro começar uma simples narrativa de: “Era uma vez uma menina chamada chapeuzinho vermelho....(e conduzi a aluna que faria a Chapeuzinho ao centro)...e sua mãe naquele dia tinha uma missão pra ela..."(entrou a mãe). NESTE MOMENTO EU COCHICHEI NO OUVIDO DA ALUNA/MAMÃE A FALA: “CHAPEUZINHO, VENHA CÁ”, E FIZ O MESMO NO DA CHAPEUZINHO: “O QUE FOI MAMÃE?”....E ASSIM POR DIANTE ATÉ O FIM DA HISTÓRIA. Resumindo, conduzi a movimentação deles segurando suas mãozinhas para entrar e sair de cena e suas falas nos ouvidos. (Eles adoram essa prática! Tanto “atores” quanto “plateia” ficam empolgadíssimos e aplaudem muito ao final.)
  • Terminando, dialogamos sobre no dia de uma apresentação de verdade não ter “a tia” pra falar no ouvido ou pra segurar as mãozinhas dele, lembrando que eles estudam as falas em casa e treinam tudo com a tia na aula, até o dia de mostrar pras mamães e famílias. Dessa maneira divertida e leve, retomamos em palavras o que é de fato fazer Teatro e como isso é feito.


Já o 1º ano era 90% desconhecido pra mim, exceto 4 alunos que ano passado faziam teatro comigo no infantil.
  •  Como os alunos são de 5 a 6 anos, ainda imaturos, iniciei a aula me apresentando e questionando quem já foi a um Teatro. Como sempre, alguns já foram, outros não e então eu fiz uma relação que costumo fazer, que é com o Cinema. Desenhei as poltronas na lousa e expliquei que no local do telão, no Teatro é um palco e no lugar do filme são pessoas fazendo a história na sua frente. Ou seja, público assiste quietinho na plateia assim como num cinema e quem está em pé no palco fala para o público ouvir.
  • Compreendido os espaços de palco e plateia, partimos para experimentação desses espaços: um a um dos alunos foi convidado ao “palco”, expondo para a plateia o seu nome, sua idade, escola de onde veio e o que mais gostou de fazer nas férias (eles adoram esse tema nesse início!). É bacana nesse momento pontuar volume, postura - eles tendem a ficar de lado ou a falar baixinho, e é um momento para já direciona-los para discursar. Assim como é importante pontuar aos sentadinhos (público) que eles devem assistir quietinhos o que o “ator” tem a dizer. É a primeira relação entre ser ator e ser público, que se repetirá muito ao longo das aulas, visto que para um teatro acontecer, precisa-se de público para assistir. Cabe ao professor já perceber quais alunos tem mais facilidade e mais dificuldade em se comunicar, seja por dificuldades na fala, ou timidez, como também dificuldade de atenção, ou em paciência ao esperar sua vez, enfim, é um ótimo momento para avaliar informalmente os pequenos.
  • Após esse momento, retomei a conversa sobre o que costuma acontecer no palco do Teatro, e conto a eles que são historinhas. E então cito com eles também a clássica história da Chapeuzinho Vermelho, onde todos os personagens e o enredo são familiares, convido então 5 alunos e começamos a montar da mesma forma feita com o 2º ano, o teatrinho. Eles se encantam e, como é a primeira aula deles, acho importante eles terem esse contato, ainda que superficial com histórias e brincar de personagens, para não criarem a primeira impressão de que a aula de Teatro é só conversa, quando na realidade ela é muito prática.

É basicamente isso, as primeiras aulas com o 1º e o 2º foram fluentes, gostosas e super dinâmicas!!!
Semana que vem tem mais, com as 3 escolas e todas as turmas de volta e a todo vapor!!!



Até mais!

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