quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O que é esse blog?

Olá, arte educadores do nosso Brasil! Resolvi criar esse #diáriodeaulas a fim de colaborar com todos que assim como eu, tentam dia após dia levar um pouco de Arte aos nossos pequenos grandes alunos...Colaborar de maneira prática e direta, compartilhando meus planos de aula e seus resultados diariamente, algo que sinto muita falta dentro da área Teatro Educação.
Apesar de estar no meu 7º ano lecionando, ainda encaro diversos desafios, creio que por ser uma área onde não há muitas fontes de pesquisa e estudo.
Me formei em Artes Cênicas e na minha faculdade me prepararam para ser uma Atriz, uma Diretora, quem sabe Produtora Cultural...Mas nada aprendi sobre pedagogia, questões de formação e tão pouco de didática teatral. Sou pós-graduada em História da Arte, o que me trouxe algumas referências do Ensino e Aprendizagem da Arte, mas nada muito específico de Teatro.
O conhecimento que adquiri para a prática, conquistei no meu dia a dia trabalhando e experimentando, carregando também referências que dos meus professores e colegas do Teatro, e de alguns poucos livros voltados para o tema.
Defendi no meu Artigo Científico da pós a necessidade do Ensino e da Aprendizagem do Teatro Educação, posso disponibilizar a vocês, caso se interessem, afinal tão importante quanto saber o que fazer, é saber o porquê estamos fazendo. Vou colocar abaixo a introdução do trabalho que creio que dê uma boa ideia do motivo que me leva a fazer o que faço e a criar esse espaço de multiplicação com vocês:

“O tema do artigo propõe uma reflexão sobre a importância do ensino da Arte Teatral no ambiente escolar, apresentando algumas possibilidades, a partir da nossa própria prática, de como o teatro pode contribuir com a sociedade, educação e cultura através da sua aplicação tanto como ferramenta de ensino, quanto como ferramenta de formação de futuros cidadãos e até mesmo futuros artistas.
Sabemos que a história da origem da Arte é quase tão antiga quanto a história da humanidade e que durante toda sua trajetória modificaram-se por muitas vezes a função que a Arte representa ao povo. Desde o início da sociedade de classes a Arte passa a ser colocada à serviço de interesses sociais e a partir daí se torna inquestionável a eficácia da aprendizagem através dela. Incluímos em Arte a linguagem teatral, que com seu grande potencial representativo vêm alcançando também desde seus primórdios os mesmos resultados. Sendo assim, explorar esse potencial e utiliza-lo em prol da formação de futuros cidadãos de um país pode vir a contribuir de maneira transformadora no futuro da sociedade.
A partir de estudos da História da Arte e da História do Teatro, principalmente das obras de Ernst Gombrich, Margot Berthord, Edwaldo Cafezeiro e Carmem Gadelha e também a partir de estudos voltados à propostas e metodologias do Ensino das Artes e do Teatro no Brasil e no mundo, especialmente as das autoras Ana Mae Barbosa, Olga Reverbel e Viola Spolin, busca-
se correlacionar esses dados e criar maior eficiência na prática do Ensino e Aprendizagem do Teatro.

Levando-se em consideração que: "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização para leitura de imagem é fundamental" (BARBOSA, 1995), pressupõe-se que o exercício da prática teatral baseado na observação e capacidade de se colocar no lugar do outro (ao representar personagens e situações), traz uma maior compreensão de mundo, transferindo essa habilidade para a vida de quem o pratica, formando então cidadãos com maior capacidade de leitura e julgamento.”

Enfim, espero que esse espaço colabore de maneira informal com os formados da área teatral que acabem, como eu, entrando na área da educação e também a profissionais da área da educação que queiram utilizar o teatro como ferramenta em sala de aula.

Bom ano letivo para nós, nas próximas postagens virão as descrições das aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário