quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aula 1 - Infantil (Pecompê)

Essa semana retornei às aulas na Pecompê. A escola é de ensino infantil, muito bacana e eu lá trabalho com aula EXTRA, ou seja, fora da grade e apenas os alunos pagantes a parte é que fazem, diferentemente do Anglo e da UME Santista que é parte da grade de aulas da escola! Tenho alunos de Infantil 2 à Infantil 5 mesclados (2 a 5 anos) e a aula dura 60 minutos. Como eu já trabalhava lá ano passado, alguns alunos da turminha essa ano já faziam Teatro ano passado e tem alguns novos na turminha esse ano!

A primeira aula foi parecida com as aulas descritas do Anglo anteriormente, mas com alguns detalhes diferentes por já conhecer o meu público de lá, então ficou assim:


  • Com a turma da Pecompê também tenho o hábito de iniciar a aula deixando-os que falem, assim como no Infantil do Anglo e pelos mesmo motivos. Então nessa primeira aula eles me contaram novidades das férias e assuntos gerais, as quais, lembrando, eu sempre reajo com muito interesse e estimulo fazendo ao menos 2 perguntas sobre o que eles me contam, seja o que for.
  • Após esse momento voltei atenção para o motivo do nosso encontro, o Teatro, e os alunos antigos me ajudaram a explicar para os novos o que mais ou menos costumamos fazer: historinhas, fantoches, brincadeiras, etc. Em seguida eu mostrei a imagem das máscaras do Teatro questionando se eles sabiam o que era aquilo. Ano passado eu não trabalhei-as com eles, então era novidade para todos. Assim que eu a mostrei eles identificaram que eram máscaras e uma estava feliz e outra estava "brava", segundo eles. Expliquei que se tratava do símbolo do Teatro e aproveitei alguns objetos que temos na sala como por exemplo, uma bola e perguntei o que ela lembrava. Eles responderam futebol, claro! Então eu disse que assim como a bola lembra o futebol, as duas máscaras juntas lembram Teatro. 
  • Sentei com eles para analisarmos as máscaras de perto e conversamos sobre o porque elas serem uma feliz e uma triste. Estimulei o papo e chegamos a conclusão de que no Teatro, as vezes a gente faz um personagem bonzinho e as vezes um malvado, assim como as máscaras. Logo, temos as comédias e as tragédias. Dessa maneira, propus nos levantarmos e caminhamos pela sala sob meu comando de voz, primeiramente como personagens bons felizes, depois como personagens maus ou tristes. Acabei brincando com outras emoções pois eles adoram essa prática: frio, dor, calor, bravo, sono, etc.
  • Sentamos novamente e entreguei uma folha de atividade das máscaras (a mesma utilizada na Aula 2 - Infantil Anglo) e decoramo-as com muita empolgação.
  • Ao acabar a decoração, sentamos em formação de palco-plateia e um aluno de cada vez foi ao palco e eu propus no ouvido de cada um deles baixinho uma emoção a ser encenada para os amigos adivinharem. Após cada um realizar, a plateia bateu palmas e o ator recebeu sua folha decorada de volta para levar para casa.
Por ser uma aula mais longa, e por as crianças estarem um pouco mais cansadinhas por a aula ser no fim do dia e também por se tratar de um público que AMA levar coisinhas pra casa, eu adaptei a folha da atividade já para essa primeira aula para dar uma estimulada na turminha!
Qualquer dúvida, mandem mensagens!



Nenhum comentário:

Postar um comentário