sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aulas 1 - 3º, 4º e 5º ano (Anglo)

Essa semana retornaram as aulas do 3º ao 5º ano no Anglo - as três turmas são sensacionais, diga-se de passagem! Tenho em torno de 25 alunos em cada turma e as aulas duram 60 minutos...As aulas foram praticamente as mesmas para todas elas.


  • A principio batemos um papo informal sobre as novidades, relembramos as apresentações de final de ano onde pudemos avaliar internamente as sensações e os resultados que cada um teve ou sentiu como também as dificuldades. A maior dificuldade do processo de montagem relatada por 90% dos alunos foi decorar seus textos. Ainda é a parte mais massante e a que eles mais se preocupam em falhar (ainda que em nenhuma das apresentações isso tenha ocorrido). Diante disso, direcionei a aula para esse assunto tão "assombroso": memória.     
(Antes de dar sequência à narrativa da aula, segue abaixo foto do meu atual 3º ano quando representou "Peter Pan" no final do ano passado e do meu atual 5º ano que representou "Romeu e Julieta". Infelizmente da turma do 4º ano não recebi nenhuma foto, e como no dia da apresentação me preocupo com tanta coisa que esqueço de fotografar, fiquei sem...)  







  • Conversei bastante com eles sobre todos termos memória e que ela pode melhorar através de estímulos e exercícios. Costumo fazer uma comparação com a academia: quando mais faz exercício de braço, mas ele cresce! Sendo assim, explico que quanto mais o nosso cérebro se concentrar naquilo que devemos decorar, mais fácil isso se torna. Explico que o nosso cérebro é responsável por muitas coisas e que temos que facilitar pra ele...Dou pra eles 3 dicas sobre aquilo que queremos guardar bem: Olhar, escutar e manter o corpo parado. Faço isso pois eles tem o habito de enquanto estão tentando prestar atenção ou só escutam e olham pro chão, pro teto, pro amigo, ou então enquanto olham e escutam batem os pés, cutucam as unhas...Ou seja,coloco que o cérebro deles assim tem que registrar o que estão olhando além do que estão ouvindo. Assim como coordenar seus movimentos além de guardar o que está sendo dito. Nada mais é do que uma explicação lógica para a necessidade de total concentração! Atentos, eles concordam e proponho pra eles um teste.
  • O tal teste é o conhecido jogo "Eu vou pra lua". Para quem são sabe, é assim: Em roda, o primeiro aluno diz "Eu vou pra lua e vou levar um (e diz algum objeto da sua escolha)..O aluno seguinte deve repetir a frase e o objeto do colega e acrescentar o seu objeto, assim como o seguinte deve dizer o objeto dos dois colegas e acrescentar o seu, até que chega o ultimo deve dizer o de todos os anteriores. Eles se esforçaram, ficaram parados, olharam e escutaram a vez de cada um, e não erraram. Quando houve erro em alguma turma, sempre se tratou de um aluno muito agitado que não parou quieto, e é ótimo para usar de exemplo. Nesse caso, coloquei esse aluno no final da roda e dei a chance dele tentar se concentrar mais para que no final tente de novo (só que dizendo então o objeto de todos), e fiquei de olho neles sempre lembrando-os de sossegar e olhar pros amigos enquanto eles falam, assim quando chegou suas vezes novamente, eles acertaram, comprovando mais uma vez a teoria das 3 dicas. Gosto de depois do ultimo, fazer com que toda a roda fale junta o objeto de cada um, assim estimula que os primeiros alunos a falar (que não precisaram falar tantos objetos quanto os últimos) também prestem atenção até o final do jogo - e super funciona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário