terça-feira, 4 de abril de 2017

Aula 3 – 3º a 5º anos (Anglo)


Com essas turmas, aproveitei também o tema do Carnaval para introduzir o assunto das máscaras, já que elas possuem ligação estética extremamente ligada à cultura do nosso carnaval.
Iniciei desenhando o símbolo do Teatro (máscaras da comédia e da tragédia) e questionando se aquele era o símbolo do Teatro ou do Carnaval. As opiniões ficaram divididas e duvidosas, então eu expliquei pra eles a história do surgimento no Teatro da Grécia no séc X a.C., o fato de somente os homens interpretarem e a necessidade das máscaras diante disso. Expliquei os conceitos de tragédia e comédia, justificando o porquê de o símbolo ter as duas figuras.
Seguindo uma linha de tempo falei rapidamente de acontecimentos importantes da história do Teatro e cheguei no séc. XIV com a Commedia Dell´Arte, explicando que era uma trupe italiana que fazia um trabalho bem bacana de improviso e que utilizavam máscaras em suas encenações. Falei que os personagens a cada apresentação não mudavam, que o que mudavam eram as histórias, e que por conta disso as máscaras e os personagens se tornaram muito conhecidos do público em geral e que alguns deles até hoje nós reconhecemos, mesmo sem saber exatamente quem são. 
Desenhei alguns exemplos no quadro, como um rosto com uma lágrima, imagem familiar que remete ao Pierrô; um rosto com triângulos desenhados, o que remete ao Arlequim (que eles relacionaram à Arlequina do filme recente “Esquadrão suicida”), entre outros. Expliquei que as máscaras tentavam mostrar de alguma maneira a personalidade dos personagens e pontuei a descrição de alguns.
Assim, pegamos as tintas e cada aluno desenhou no seu colega um símbolo que identificasse uma personalidade, inspirados na Commedia Dell´Arte. A experiência foi super legal, definitivamente experiências com tinta na pele são um sucesso nas aulas.


Algumas fotos, do 5º ano:







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