terça-feira, 4 de abril de 2017

Aula 5 - 1º a 5º ano (Anglo)

              Vamos lá, o retorno pós Carnaval trouxe o resgate dos nossos jogos teatrais! Pra reforçar a questão da memória, propus pra eles um jogo diferente e que requer mais do que a memória de maneira individual - como no jogo do "Eu fui pra lua...".
             O jogo é o que eu chamo de "Fila única" e é simples de fazer: na própria sala de aula, chamo de 6 a 10 alunos para a frente da turma e os posiciono um ao lado do outro, de frente para os colegas sentados não escolhinhos e peço que fiquem com ps braços esticados ao longo do corpo e não se movam muito. Sugiro que o restante dos alunos prestem bastante atenção no que estão vendo à sua frente - a ordem de posições dos colegas e características do seu visual (vestimenta e adornos). Passado 1 minuto, saio com a fila da sala de aula e troco todos de lugar, escolhendo de 3 a 4 alunos para fazer singelas mudanças nos visuais (trocar pulseiras de braço, desamarrar sapatos, abaixar meias, colocar camiseta pra fora, mudar cabelo, ou ousar trocar dois colegas que calcem o mesmo número, de tênis). Então retorno à sala com a fila de alunos e antes de tudo peço para que os alunos sentados-adivinhadores fiquem em silêncio até que eu faça as perguntas.
            Já posicionando-os novamente dentro da sala, explico que primeiro quero organizar a ordem e vou perguntando para os adivinhadores de aluno à aluno da fila se aquele é o lugar certo. Os adivinhadores vão me direcionando para organizar as posições - o que costuma ser feito por eles com certa facilidade. Depois, posiciono um aluno da fila de cada vez mais a frente e peço para que os adivinhadores digam se há alguma diferença no colega ou não. O que eles descartam, voltam pra fila, os que não, ficam a frente. Depois de um a um eles devem apontar a mudança - as vezes acertam e as vezes erram, mas o importante é fazer com que os adivinhadores trabalhem em conjunto - as opiniões deles divergem demais e devem ter uma só resposta do grupo.
           É mais simples do que parece, e é uma atividade que envolve muitas habilidades: comunicação, organização dos adivinhadores, memória fotográfica, concentração e parceria. Explico que além da memória individual que devemos ter para o teatro, é bacana também ter a memória de grupo, pois por diversas vezes em um espetáculo precisamos auxiliar nosso colegas para salvar uma cena de algum imprevisto, por isso devemos estar atentos sempre ao todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário